EMTU entrega 60 mil cartões especiais para pessoas com deficiência

janeiro 25, 2019 , , 0 Comments

Somente na Região Metropolitana de São Paulo, foram 60,5 mil gratuidades concedidas
JESSICA MARQUES
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que em 2018 concedeu acesso ao cartão especial de transporte a 75 mil passageiros com deficiência no estado de São Paulo.
O número é referente a cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Contudo, somente na Região Metropolitana de São Paulo, foram 60,5 mil cartões BOM.
O cartão especial é um benefício que garante a gratuidade no transporte metropolitano por ônibus a pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade no trabalho, assim como a menores de 16 anos com alguma limitação física.
“Serão consideradas pessoas com deficiência, para fins de concessão do benefício, as que se enquadram nas seguintes categorias: auditiva (somente nos casos de severa ou profunda e para os alunos matriculados e que frequentam escolas especiais para deficientes auditivos), visual, mental e múltipla. As pessoas com algumas doenças orgânicas incapacitantes também têm direito, a exemplo daquelas causadas pelo HIV, com doença oportunista já instalada, neoplasias (tumores malignos) em tratamento de quimioterapia e renal crônico em hemodiálise”, informou a EMTU, em nota.
COMO OBTER O BENEFÍCIO
Segundo a EMTU, para se cadastrar o interessado deve procurar uma das 785 unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde dos Municípios das  Regiões Metropolitanas.
Para conhecer as unidades de seu município, o interessado pode acessar o link “Passageiro Especial” no portal da EMTU (www.emtu.sp.gov.br) ou acessar diretamente o linkhttp://www.emtu.sp.gov.br/emtu/servicos/passageiro-especial/sao-paulo/unidades-de-saude-do-sus-credenciadas.fss
Na unidade, o usuário será avaliado por uma equipe multiprofissional de saúde, que emitirá laudo médico eletrônico conclusivo. Também será definida a data e horário que a pessoa com deficiência deverá comparecer no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial – CAPES, no bairro Jabaquara, capital, levando os documentos necessários. O cartão BOM Especial é entregue no mesmo dia.
A validade do beneficio, que vai de 6 meses a 2 anos, dependerá da classificação Internacional de Doença – CID, conforme Resolução Conjunta SS/STM nº 03 de 09/06/2004.
EMISSÕES POR REGIÃO
A EMTU também divulgou o número de emissões do cartão especial por região. Confira:
Região Metropolitana de São Paulo: 60.551 Cartões BOM Especial
Região Metropolitana da Baixada Santista 7.689 BRCard Especial
Região Metropolitana de Campinas – 2.709 Carteiras de Identificação do Passageiro Especial
Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte – 2.749 Carteiras de Identificação do passageiro Especial
Região Metropolitana de Sorocaba – 1.388 Carteiras de Identificação do Passageiro Especial
Jessica Marques para o Diário do Transporte

0 comentários: